quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

ORIXÁ PODE SER FEITO SEM O USO DO EJÉ(SANGUE ANIMAL)?

     

      MUITAS PESSÕAS ME PERGUNTAM SE HÁ COMO FAZER O SANTO SEM O USO DO EJÉ (SANGUE ANIMAL), A RESPOSTA É SIMPLES.

                          


        SIM, HÁ COMO FAZER, SE O ORIXÁ ACEITAR, (MUITAS VEZES ELES ACEITAM) O QUE POR VEZES NÃO É VERIFICADO PELOS BABALORIXÁS NO JOGO DE BÚZIOS OU OPELÉ, POR TER O PRÉ-CONCEITO DE QUE ORIXÁ FEITO SEM EJÉ É ORIXÁ FRACO ( NO LUGAR DO EJÉ É UTILIZADO O SUMO CONCENTRADO DAS ERVAS DO ORIXÁ).

                              

        OUTRA PERGUNTA MUITO REPETIDA É : O ORIXÁ FEITO SEM EJÉ É MAIS FRACO QUE O QUE FOI FEITO COM ELE?

        A RESPOSTA É NÃO!    ORIXÁ É ORIXÁ,  ELE NÃO FICA MAIS FORTE OU MAIS FRACO POR FALTA DO USO DO EJÉ OS BABALORIXÁS APENAS NÃO CONHECEM COMO FAZE-LO E POR ISSO NÃO UTILIZAM ESSE MÉTODO MUITO UZADO NA NIGÉRIA POR SER MAIS BARATO E EXIGIR MENOS DESGASTE FÍSICO DOS PARTICIPANTES.
                              

      UMA DIFERENÇA DESTA FORMA DE FAZER O ASSENTAMENTO É QUE OS CÂNTICOS FEITOS NA HORA DE SE MONTAR O IGBÁ ORIXA* NÃO SÃO FEITOS A OGUM E SIM A OSSÃE QUE É O ORIXÁ PROVEDOR DAS ERVAS AOS ORIXÁS (CÂNTICOS DE SASSÃE).


*Igba orixa, ibá orixa ou simplesmente ibá é o nome dos assentamentos sagrados dos orixás na cultura nago vodun, onde são colocados apetrechos e fetiches inerente a cada um deles na feitura de santo. Ao lado de cada um dos igbas encontramos talhas, quartinhas e quartiões, que devem conter o líquido mais precioso da vida chamado pelo povo do santo de omin (água).
                      

Cada igba orixa é uma representação material e pessoal, simbolizando a captação de energia oriundo da natureza, ligado aos orixás correspondentes e sempre emanando energias para seus adeptos e crentes.

                                                   MARCELO D´OLISSÁ.

Nenhum comentário: