segunda-feira, 28 de outubro de 2013

OS NOMES DOS ERÊS


                                

                              Os nomes dos Erês nâo são decididos por nós, cada Erê terá o seu nome que será descoberto nos jogos de buzios ou o próprio erê traz.

                             Segue abaixo alguns nomes que eu conheço:

ERÊ DE EXU= Tição, Foguinho, Chifrinho, pinga  fogo .

ERÊ DE OGUM= Espadinha, soldadinho, Guerreirinho.

ERÊ DE OXÓSSI= Flechinha, Pequeno Caçador, Andorinha, Chicotinho.

ERÊ DE XANGÔ= Trovão, trovoada, gamelinha da justiça, pilão.

ERÊ DE OSSÂE= folhagem, folha, folha seca.

ERÊ DE OMOLÚ= Palhinha, pipoca, pequena cura.

ERÊ DE EWÁ= mocinho(a), Cobrinha, serpentinha .

ERÊ DE LOGUN-EDÉ   Encantado, Belinho, Pequeno Encanto, pavãozinho.

ERÊ DE OBÁ= Guerrinha, pequeno lutador, adaguinha de obá

ERÊ DE OYÁ= Raio, Ventania, Tachinho.

ERÊ DE OXUM= flor de lirio, amorzinho, cachoeira.

ERÊ DE YEMONJÁ= conchinha, ondinha, estrela do mar, maré.

ERÊ DE OXUMARÊ/ BESSÉM= Arco- iris, chuvinha, pingo de chuva

ERÊ DE NANÃ= lama, lodinho, carangueijo.

ERÊ DE OXALÁ= pombinho de prata, cajado, pilão.

29 comentários:

Unknown disse...

Sou de EWA

Unknown disse...

Existe pavão de ouro, flecha dourda e Taina?

Unknown disse...

Gostaria saber mais sobre meu ere pinga fogo eu ja procurei a historia dele e nao acho nem o ponto se puder me ajudar agradeco

Unknown disse...

Sou feito ossaim e o nome do meu erê e cachimbo

Unknown disse...

sou filha de iemanjá no candomblé nação Angola ,o nome da minha Eré é conChina do mar .

Unknown disse...

Sou filho de Lohun Ede e meu ere se chama Ofazinho de Ouro, queria saber Mais sobre meu ere pk não encontrou história sobre ele se puder me dizer agradeço

Unknown disse...

Sou filho de Lohun Ede e meu ere se chama Ofazinho de Ouro, queria saber Mais sobre meu ere pk não encontrou história sobre ele se puder me dizer agradeço

Unknown disse...

Sou filho de Lohun Ede e meu ere se chama Ofazinho de Ouro, queria saber Mais sobre meu ere pk não encontrou história sobre ele se puder me dizer agradeço

Unknown disse...

Sou filho de Lohun Ede e meu ere se chama Ofazinho de Ouro, queria saber Mais sobre meu ere pk não encontrou história sobre ele se puder me dizer agradeço

Unknown disse...

Gostaria de saber da história da erros ventania não consigo achar sou filha de Oya por favor me ajudem achar a história verdadeira dela

Unknown disse...

Gostaria de saber a estória do meu erê i nome dele é chuvinha

Unknown disse...

Flecha dourada sim, agora os outros eu não sei.

Unknown disse...

Como faço pra descobrir o nome do Meu?. Só veio uma vez, e foi rapido. ;-;

Aline de Iemanjá disse...

Sou filha de Iemanjá minha erê se chama Ondinha do Mar.

Unknown disse...

Nunca vejo nada sobre minha ereia faísca..

Unknown disse...

Existe estrelinha dourada?

Unknown disse...

Existe noite de ouro?

Tem de tudo disse...

Eu sou de Oxumarê meu erê é cobrinha

Unknown disse...

Sou de mamãe oxum não sei ainda o nome da minha erê de oxum mas tenho uma impressão que o meu erê menino de mamãe oxum é pingo de ouro e minha erê de yemanjá tenho a impressão que é sereinhazinha

Unknown disse...

A minha tb vc conseguiu descobrir a história dela?

Unknown disse...

O meu é palhinha... Sei nada sobre.

Zoodyja mandacaru disse...

O meu é palhinha ... ainda não sei algo sobre ele...😃

Sandro disse...

O meu e Manel alguém conhece

Anônimo disse...

Erê de Pai Omolu. Muito poderoso, lindo e com poderes de cura. Não é meu. Mas, tirou uma dor no joelho do meu filho, passando um pirulito e rezando. Depois jogou o pirulito na rua e pisou até virar farelo. Obrigada palhinha. Mo jubà.

Anônimo disse...

Meu erê.... q história? São encantos

Anônimo disse...

São encantos

Anônimo disse...

Pede pro seu pai o mãe de santo eh eles vão falar

Anônimo disse...

Sou filha de YEWÁ

Anônimo disse...

Sou de Ogum e o nome do meu erê é Daga