sábado, 12 de outubro de 2013

SIGNIFICADO E INTERPRETAÇÃO DE IKA MEJI.



Iká Meji é o 14º Odú no jogo de búzios e o 11º na ordem de chegada do sistema de Ifá, onde é conhecido pelo mesmo nome.
Responde com 14 (quatorze) búzios abertos.
Em Ifá, é conhecido entre os Fon (Jeje), como “Ka Meji”, Os Nagôs o chamam também de Ika palavra que designa a serpente venenosa “amanõnú”. Os Yoruba também dizem “Faa Meji”(dividindo em dois), ou “Iji Oka” (Duas serpentes).
Ika Meji representa Dan, a serpente (ojo em Yoruba); rege todos os répteis do campo, como também, um bom número de animais que vivem na floresta, como macacos, os lagartos e certos pássaros, como o “sasagoli” (espécie de tucano), a “ahwa lokolwe)” (espécie de rola), o “agonjihwele” (pombo verde), o sapo, a rã os caramujos, os ouriços, o “linwi” (pequeno pangolim) e todos os peixes. Ika Meji rege todos os animais de sangue frio, aquáticos ou terrestres. De uma forma geral, ele busca o frescor.
Sua representação indicial em Ifá é:

* *   * *
*     *
* *   * *
* *   * *
É um Odu composto pelos Elementos Água sobre Terra, com predominância do primeiro, o que indica o objetivo e em si mesmo, o de se reiniciar a tarefa é a conseqüente revolta do individuo, contra a sua própria condição e contra o mundo, que passa a considerar injusto e mal feito.
Criou a piedade e o amor filial. Ao contrário do que algumas pessoas pensam não se ocupa da fecundação e sim dos abortos e das falsas gravidezes.
É dito como o signo que mata as crianças, provocando abortos, sempre acompanhados de hemorragias incontroláveis, o que pode ser evitado por ebós específicos a ele relacionados.
Os macacos vieram ao mundo sob este signo, que é o odu principal dos gêmeos selvagens (Zun Hoho). Seu aparecimento na consulta de uma mulher grávida pode prognosticar, portanto, o nascimento de gêmeos.
A vinda dos hausas a terra, é devida a este Odu.
Suas cores são o vermelho, o negro e o azul. É um Odu masculino, representado esotericamente por uma serpente.
Morfologicamente, Ika Meji exprime a idéia de algo que esteja prestes a explodir, uma granada, uma bomba, uma cadeira... E esta idéia se estende a situação de aspecto explosivo como uma greve, uma briga, ou uma situação insustentável. Determina conquista pela força, sem tréguas nem piedade.
Os naturais deste Odu são pessoas impulsivas, corajosas e quase sempre violentas.
Ativas e perspicazes costumam deixar-se levar mais pela paixão que pela razão, tomando atitudes inesperadas e corajosas. São heróis em potencial que, sem medir consequências, não exitam diante do perigo.

SAUDAÇÕES DE IKA MEJI:
Em Fon: Mi kã Ka Meji.
Emi Do gã to.
Hun kun-nõ do gã to,
Bo nun se wo.
Tradução: Saudemos Ika Meji.
Que ao atravessarmos o rio nossa canoa não naufrague!
Em Nagô: Iku kati, kati, ko ka mi,
Janka awo yika akao.
Tradução: Morte conte, conte, mas nunca conte comigo,
Esta é a fuligem que envolve as espigas de milho.

IKA MEJI EM IRE:
Quando em Ire, Ika Meji pode indicar, principalmente: Vitória sobre os inimigos, controle sobre uma situação tumultuada, coragem pra enfrentar um problema, sorte com o sexo oposto, conquista amorosa.

IKA MEJI EM OSOGBO:
Em Osogbo, este Odu pode indicar: Tumultos, envolvimento com polícia, inimigos declarados e perigosos, crimes sexuais, violência, agressões impostas ou sofridas, revoltas, filho adulterino.
Em Osogbo Arun, indica quase sempre: impotência, frigidez, atrofias e inflamações musculares, problemas do fígado e da vesícula, interrupções do fluxo sanguíneo ou menstrual, doenças de pele (erupções), rubéola, sarampo, inflamações externas, desarranjos intestinais, hemorragias seguidas de aborto.
Neste Odu falam as seguintes Divindades:
Orisá (Nagô): Osumarè, Osoniyn, Nanã.

INTERDIÇÕES DE IKA MEJI:
Ika Meji proíbe aos seus filhos: peixe defumado, carne de serpente, de jacaré, de pangolim e de macaco (a violação desta última interdição, é punida com a morte), a batata doce e o vinho de palma. São proibidos de beberem, seja o que for a cabaças.
Aqueles que nasceram sob este signo, devem despachar nas águas todos os sacrifícios determinados pelo odu. Devem abster-se também de usarem “Abuta” “(panos coloridos fabricados no Abomey).

SENTENÇAS DE IKA MEJI:
(1) A pequena cabaça “legede go vi”, onde são guardados os talismãs, cai na água, mas não afunda.
(Se o consulente caiu diante de qualquer situação negativa, em breve se reerguerá).
(2) Aquele que caiu nas águas de um rio, não precisa de uma cabaça para levar água aos seus lábios.
(A fortuna do consulente foi adquirida com muita maldade).
(3) Ancore a canoa e a canoa se detém.
(O consulente esteve perdido na vida, como uma canoa ao sabor das águas, mas encontrou seu rumo em Ika Meji).
Outra interpretação: ( Se o consulente oferece os sacrifícios exigidos pelo Odu, sua mulher não abortará).
(4) Os caules da cabaceira se estendem por todo o campo do lavrador. No dia que chover, o lavrador as recolherá e as amontoará ao lado de seu campo.
(Se o consulente tem filhos, deve prestar atenção para que não corram o risco de morrer durante as próximas chuvas).
(5) Ika destruiu a casa; A cabaça é feita para ser quebrada.
(Os moradores da casa do consulente estão em perigo).
(6) Uma canoa se dirige a Awosa (Pais dos Hausas) e uma outra se dirige para Awonli (Pais dos Oyo): As frutas ainda não estão maduras, o milho já está completamente seco. Eis o “Kla” (macaco) sobre o mamoeiro. Esta é toda a sua fortuna.
(O consulente, assim como o macaco da sentença, verá suas chances aumentarem e nada fará pra tirar proveito. Não saberá sequer por onde começar).
(7) jamais faltará ouro aos olhos do leopardo.
(O cliente ficara fico).
(8) (O rei dos hausas não poderá morrer de outra forma, que não seja muito rico).
(O consulente está muito rico quando chegar a hora de sua morte).
(9) Todas as árvores frutificam o bambu não frutifica jamais.
(O consulente não sucumbirá aos seus inimigos).

 

Nenhum comentário: